O embrião da Faculdade do Litoral Sul PaulistaFALS - nasceu em 1998 dentro de uma sala de aula durante a realização de um curso de pós-graduação e o envolvimento dos professores com a Educação rompeu os limites da sala de aula e foram passados para o papel.

    Considerando-se o crescimento do município de Praia Grande, atualmente um dos que mais cresce no país e conta com cerca de 300 mil habitantes, o foco era (e é!) a instalação de um Instituto Superior comprometido com ensino superior de qualidade que permitisse o aprimoramento profissional dos moradores da cidade e região, atendendo a sociedade e o mercado de trabalho regional que necessitava de pessoas capacitadas para ancorar esse crescimento, ou seja, uma Instituição de Ensino Superior que tenha seus principais projetos estruturados em função do município e seu rápido crescimento. Dessa maneira, a linha pedagógica da FALS nasce e permanece com o intuito de orientar, capacitar e qualificar as pessoas, sempre com espírito crítico e empreendedor.

    No ano de 2000 foi oficialmente estabelecida a organização Serviços Educacionais do Litoral Paulista (SELP), a mantenedora, empresa de capital privado com fins lucrativos sem qualquer vínculo com órgãos públicos, e ainda neste mesmo ano, foi dada entrada nos Processos de Autorização dos cursos de Administração, Turismo e Sistemas de Informação junto ao MEC.

    No início do ano 2001 recebemos a visita in loco da Comissão de Especialistas do MEC para os cursos, com a posterior autorização do curso de Administração com 300 vagas - Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES no 401 de 22/09/2011,  autorização do Curso de Turismo com 100 vagas - Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES no 315 de 2/8/2011, e autorização do Curso de Sistemas de Informação através da Portaria MEC no 3008 de 24/2/2002 - Reconhecido pelo Art. para o curso de Sistemas de Informação.

    A partir daí a FALS se desenvolve de maneira crescente, com a autorização e posterior reconhecimento do Curso de Pedagogia - Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES no 286 de 21/12/2012 com 300 vagas, autorização do Curso de Ciências Contábeis pela Portaria SESU no 601 de 17/4/2009 com 200 vagas, atualmente em processo de reconhecimento mas com diplomas já expedidos com base na Portaria 40 de 2007 do MEC, e autorização do Curso de Enfermagem através da Portaria no 200 de 21/12/2012 com 150 vagas, atualmente no seu terceiro ano.

    Desde 2009 o Diretor Geral da Faculdade é o Prof. Dr. Braz Bello Junior, tendo como Diretor Presidente da mantenedora o Eng. Paulo Pires Vila Verde. O valor atual da mensalidade dos cursos tem como referência o valor de R$ 885, mas existem várias possibilidades de descontos, além da oferta de 850 bolsas integrais através de convênio firmado em 2006 com a Prefeitura de Praia Grande, após licitação publica, Pró-Uni e FIES. As mensalidades praticadas estão entre as mais baixas da Baixada Santista, sendo reajustados por valores sempre próximos ao da inflação do período.

    Atualmente o Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão é o Prof. Ricardo Reiff Guedes Pinto, o Coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis é o Prof. Mário Sérgio Menezes Bravo, o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação é a Profra. Tatiane Regina Bonfim, a Coordenadora do Curso de Pedagogia é a Profra. Ocirema Grilo Brandão e a Coordenadora do Curso de Enfermagem é a Profra. Elaine Giovanini.

    Nos dois últimos anos a FALS alcançou o IGC 4, estando entre as melhores da Baixada Santista e do país, com seus cursos obtendo CPC's entre 3 e 4.